Candidato ao governo de Mato Grosso do Sul apresentou o documento de 24 páginas ao TRE-MS. Entre medidas estão promover a Reforma Tributária Estadual, criar um Programa Regionalizado de Combate à Fome e à Pobreza Extrema, ampliar e melhorar a qualidade das escolas de tempo integral e é promover estudos para viabilidade e suporte necessários à concretização da logística do Corredor Bioceânico.
O candidato do PSD às eleições para o governo de Mato Grosso do Sul de 2022, Marquinhos Trad, apresentou o plano de governo ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS).
Com 24 páginas, o documento lista uma série de medidas que ele pretende adotar se for eleito governador. Entre elas, promover a Reforma Tributária Estadual. O objetivo, segundo a proposta, é simplificar, facilitar e melhorar o sistema tributário estadual. Fomentar impactos positivos no crescimento econômico através da desoneração e redução de alíquotas, especialmente sobre o consumo.
Na área de assistência, o candidato quer criar um Programa Regionalizado de Combate à Fome e à Pobreza Extrema, para priorizar as regiões do estado com maior vulnerabilidade social, incluindo as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas (pescadores) e das faixas de fronteira. O programa ofertará serviços integrados de segurança alimentar e nutricional, serviços socioassistenciais, de educação e saúde, acesso ao mercado do trabalho, qualificação profissional, microcrédito e empreendedorismo.
Na saúde, Marquinhos Trad tem como um dos seus projetos, implantar a teleinterconsulta para os municípios do interior. Ele pretende também modernizar e fortalecer a rede de saúde regionalizada.
Para a educação, o candidato quer ampliar e melhorar a qualidade das escolas de tempo integral, implantar projetos de atividades no contraturno e fortalecer o ensino profissionalizante com foco no empreendedorismo. Quer ainda promover o letramento digital nas escolas de Mato Grosso do Sul, utilizando o ambiente físico e tecnológico para estimular o desenvolvimento dos estudantes com novas tecnologias.
No aspecto do desenvolvimento econômico, ele tem o projeto de fomentar e estimular o empreendedorismo e os pequenos negócios, por meio de parcerias com associações e organizações de apoio empresarial e de educação profissional para capacitar, fomentar e estimular as micro e pequenas empresas.
Ele ainda quer diversificar a atividade econômica, promovendo a manutenção e a criação de novos postos de trabalho e geração de renda por meio de qualificação e incentivos fiscais.
Na área de habitação a proposta do candidato é ampliar e diversificar os investimentos para as moradias de interesse social. Além dos subsídios e diversidade de programas, quer apoiar os municípios na estruturação e execução dos seus projetos habitacionais por meio do Programa Habitação Itinerante, que levará apoio técnico.
Já para a segurança pública, Marquinhos Trad pretende aperfeiçoar as ações de prevenção e repressão de roubos, homicídios e criminalidade. Ele quer apoiar os municípios na criação e formação profissional da guarda municipal e na integração com os demais órgãos de segurança.
O candidato quer democratizar o acesso à cultura. Para isso, quer priorizar a realização de eventos com novos talentos e diversidade de artistas locais, incentivando serviços de streaming estruturando a TVE como um canal de comunicação cultural, destacando as regionalidades.
Na infraestrutura, um dos principais projetos de Marquinhos Trad é promover estudos para viabilidade e suporte necessários à concretização da logística do Corredor Bioceânico nos municípios de Mato Grosso do Sul, em especial com a instalação da “Área Logística” em Porto Murtinho, com terminal de recebimento de carga por via rodoviária, hidroviária e futuramente, ferroviária; do “Cluster Logístico” em Jardim que concentrará prestadores de serviços terceirizados, operações de logística de empresas e transportadora; e do “Centro de Distribuição, Financeiro, de Comércio Exterior e Zona Industrial” em Campo Grande.
Ele tem a proposta de estruturar os órgãos ambientais estaduais, fortalecendo as unidades regionais com equipe e tecnologia ambiental para atuação na conservação e preservação dos biomas em cada região. Pretende ainda realizar novos estudos de impacto ambiental para rever o decreto 15.908/22, que ampliou a proteção ao Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, proibindo a pesca também em trechos de nove rios que circundam o parque, permitindo-se apenas o sistema pesque e solte.
Para incentivar o esporte e lazer o candidato propõe o projeto Movimenta MS. A iniciativa é para ampliar e diversificar as ações de esporte e lazer como um importante elemento na promoção da saúde da população, em parceria com os municípios. Segundo o plano de governo, a ação é voltada a todos os cidadãos, incluindo idosos e pessoas com deficiência.














