O Projeto 60+ do Sesi proporciona inclusão digital para a melhor idade, incentivando e motivando os idosos a estarem por dentro das tecnologias atuais. As aulas do curso são focadas em ensinar os alunos sobre como usar as principais ferramentas do celular, redes sociais e sites de pesquisas. Confira como as aulas são ministradas na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi:
Aquidauana – Ajudando no aplicativo de mensagens que liga a maioria das pessoas nos dias de hoje, a monitora Ana Paula de Lima deu uma aula especial sobre o uso do WhatsApp. Os idosos aprenderam a iniciar uma conversa, copiar e colar mensagens, mandar áudios, salvar contatos, colocar foto de perfil e postar status.
Aparecida do Taboado – Dando início à primeira aula do curso, a monitora ensinou os idosos a configurar as redes wi-fi e de dados móveis, mudar tamanho das fontes, entre outros. “Fiquei muito feliz com nosso primeiro dia de aula. Percebi o grande interesse dos idosos em aprender coisas novas, todos interagiram muito bem, explicitando suas dúvidas, e ao mesmo tempo socializando”, contou a monitora.
Bataguassu – Na primeira aula do curso as monitoras apresentaram aos alunos as facilidades que as tecnologias oferecem pelo celular, incentivando, motivando e aumentando a qualidade de vida através da promoção de experiências educativas proporcionadas pelo uso de diferentes tecnologias.
Caracol – No 10º encontro do curso, a aula foi desenvolvida no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, onde foi feita uma homenagem ao “Dia dos Pais”. Neste dia foi dada continuidade à cartilha Bê-á-bá Digital, e os pais ganharam uma homenagem, junto com todos os alunos do projeto de Inclusão Digital da Terceira Idade.
Laguna Carapã – Continuando com as atividades do Bê-á-bá Digital, na aula os idosos aprenderam a usar a ferramenta de pesquisa do Google. Eles aprenderam a fazer pesquisas escritas e faladas, copiar links e compartilhar páginas. “Se eu pudesse ficaria aqui até o fim do dia. Agora posso pesquisar sozinha sobre minhas flores” declarou a aluna Inês Dalbosco.
Maracaju – A aula inaugural do curso contou com a presença de gestores do Sesi, como o gerente de gestão de negócios, Árinson Menezes; gerente de educação, Felipe Simões; e o diretor da Escola Sesi, Marcel Giordano Jeffery. Eles falaram sobre a importância do Projeto 60+ e do Bê-á-Bá digital, ressaltando que aprender nunca é tarde e o querer aprender enriquece o conhecimento. Ao final da aula foi oferecido um café da tarde para os convidados e entregue para cada um dos alunos uma agenda para ser usada em aula.
Nioaque – Os alunos aprenderam a lidar melhor com o WhatsApp, se familiarizando com as facilidades e comodidades que o aplicativo oferece no dia a dia. No final da aula foram sanadas as dúvidas de alguns alunos sobre como enviar contato e encontrar um contato para iniciar uma conversa pelo app. Para o aluno Mario de Deus o curso está sendo encantador. “A cada aula ganhou uma nova descoberta, tenho que fazê-la por várias vezes para não esquecer, mas isso não me desanima, ao contrário já fico pensando o que aprenderemos na próxima aula”.
Porto Murtinho – Na abertura do curso na cidade, estavam presentes o prefeito municipal, Nelson Cintra Ribeiro, a secretária de educação, Rita de Cassia Padilha, a vereadora Regina Heyn e o representante da Fiems Hugo Vinicios Colman Soares. Foi oferecido um coffee break aos alunos do projeto e todos os presentes fizeram um pequeno discurso sobre a importância do curso.
Sidrolândia – As monitoras aproveitaram o baile de encontro quinzenal dos grupos de idosos, realizado pela Assistência Social no CRAS São Bento, para falar sobre o projeto e resgatar os alunos que realizaram a inscrição e não estão indo às aulas. Elas também falaram sobre o curso e participaram do baile, buscando criar um vínculo maior com os idosos para que tenham mais afinidade e segurança para participar das aulas.
Sonora – Na 7ª aula do curso, os idosos aprenderam como baixar e utilizar o Google Meet, ferramenta de videochamada. Eles aprenderam a criar e ingressar em uma reunião, como compartilhar a reunião pelos aplicativos, compartilhar a reunião pelos aplicativos, como ligar e desligar o microfone e a câmera durante a chamada, como desativar microfone e câmera e como sair de uma reunião.
Terenos – Misturando hobbies com estudos, os alunos foram presenteados com mudas de orquídeas típicas da região sul do país e para saberem mais sobre a flor eles utilizaram os computadores para fazerem pesquisas no Google e no Youtube.














