
Três candidatos vão disputar as eleições extemporâneas para escolher o novo prefeito de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã (MS) e principal centro de turismo de compras da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Julio Vega (Partido Colorado), Ronald Acevedo (Partido Liberal) e Luis Gabriel Genes (Partido Pátria Querida) vão disputar os votos dos pedrojuaninos para ocupar a cadeira que era de José Carlos Acevedo, assassinado por pistoleiros em maio deste ano aos 51 anos de idade quando exercia o quarto mandato.
Segundo a imprensa paraguaia, as internas partidárias tiveram baixa adesão. Apenas 7.600 pessoas foram até as sedes dos partidos para votar nos pré-candidatos e escolher qual seria o representante de cada legenda.
No Partido Colorado, Julio Vega recebeu 3.049 votos e venceu José Núñez, que teve 676 votos. O número de votantes foi de apenas 12% dos 31 mil colorados com direito a voto.
Adversário histórico do Partido Colorado, o Partido Liberal teve participação ainda menor. Dos 36 filiados, apenas 8,70% foram votar. Ronald Acevedo, ex-governador de Amambay e irmão do prefeito assassinado, era candidato único e recebeu 3.203 votos para disputar a cadeira que era do irmão.
Ronald Acevedo renunciou ao cargo de governador em julho deste ano para disputar a eleição de prefeito. Atualmente o município é administrado pela ex-presidente da Câmara, Carolina Yunis, mulher de Ronald. No Paraguai não existem cargos de vice-prefeito e vice-governador.
No Partido Pátria Querida, de oposição, Luis Gabriel Genes era candidato único e recebeu apenas oito votos de filiados. A eleição será no dia 30 de outubro.
(CAMPO GRANDE NEWS)














